Menu

Posts Destaques

15 maio, 2017

O SEGREDO PARA LER MIL LIVROS!

Quando as pessoas descobrem que eu leio cerca de 50 a 30 livros por ano, normalmente ficam admiradas, e me olham como se eu fosse um nerd. A realidade é que: não soube nerd, e creio que estou muito longe disso. Eu costumo dizer às pessoas que qualquer um pode se tornar um leitor bem eficiente e feliz, desde que esteja disposto há administrar seu tempo. Enquanto uns ficam pensando que sou nerd, outros pensam que eu não trabalho, e que tudo que faço é, passar o dia todo lendo debaixo de uma rede! Mas não é assim. Na verdade, ler, é o que eu menos faço durante a semana. Sou missionário, e no distrito há uma serie de coisas que exigem a minha constante atenção. 

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."
Mario Quintana
O segredo consiste em ter sempre um livro consigo, e ler sempre que tiver uns 15 minutos livres. Muitos jovens e adultos reclamam de que não têm tempo suficiente para ler. Eles esperam ter tipo, 1 ou 2 horas para lerem ininterruptamente, mas sabemos que no mundo veloz em que estamos, torna-se difícil conseguir todo esse tempo só para ler. Então, precisamos aproveitar todo e qualquer minuto. Deixa vos dar um exemplo de algo que ocorreu comigo na semana passada: 

Fui a uma Livraria Adventista, e comprei um livro que eu já queria ler há muito tempo - Confissões de uma Viciada Em Internet, da jornalista Fabiana Bertotti. O livro contem 115 páginas. Após comprar o livro, tive que ir a policia federal resolver uns documentos, mas ao chegar lá, os funcionários estavam no horário de almoço. Olhei no relógio e era meio dia. E os funcionários só retornariam às 2 horas da tarde. Se fosse você, o que farias? Acessarias o Facebook, Zap ou Twitter? Não sei o que você faria, mas eu, segundo o meu costume, tirei meu livro da bolsa, removi o plástico, e comecei a leitura do zero. Li sem parar, de meio dia, até às 2 horas, horário em que fui atendido! Olhei para ver quantas páginas eu tinha lido, e vi que havia lido 75 páginas. Daí voltei para a cidade onde oro, que ficava a 94 km, de onde estava. 

No sábado da mesma semana, fui convidado para um almoço após o culto, e enquanto os convidados chegavam, eu tirei meu livro da bolsa, e li, mais 27 páginas até que parei para o almoço. Quando olhei para o livro, notei que só faltavam 6 páginas para terminar a leitura! Viu? Não precisei reservar um tempo especifico para a leitura, apenas aproveitei minutos que eu deveria ter desperdiçado nas redes sociais ou falando bobeira. Resumindo, li um livro de 115 páginas em 2 dias, o que muitos acham uma missão impossível! E eu faço isso quando estou e uma sala de espera, etc. Agora, não quero incentivar a sermos antissocial, só quero dizer que precisamos muito aproveitar cada minuto. Se a conversa ao teu redor não é útil, porque não ler um livro e aprender algo bacana? 




2 comentários:

  1. Olá.
    Muito bom Tomé.
    Gostei muito da dica.
    Vou compartilhar seu posto.

    Att. Ana Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu professora. O objectivo aqui é ajudar pessoas a amarem livros. obrigado por tua participação e apareça sempre por aqui! Não deixe sim de partilhar os posts.

      Eliminar