Menu

Posts Destaques

25 maio, 2017

VALE MESMO A PENA SER MISSIONÁRIO?

Aprendi a amar crianças envolvendo-me na Missão
 Às vezes, algumas pessoas indagam-me se realmente vale a pena ser um missionário, deixar a família, casa, amigos, irmãos e até a namorada, para servir em um projeto missionário nalguma parte do mundo! Frequentemente eu respondo que uma das melhores coisas que escolhi na vida foi aceitar o desafio de me tornam um missionário de tempo integral. 
Viver a missão é uma experiência única! Ao falar de missão, queria que entendessem que não me estou referindo em apenas conhecer novos lugares, pessoas, culturas, gastronomia, não! Missão não é, e nunca será isso. Essas coisas são nada mais, nada menos que privilégios ou bênçãos da missão! É importante sabermos que missão não é isso, para que nosso foco possa realmente estar direcionado naquilo que é missão do ponto de vista Bíblico. 

Algumas pessoas escrevem para mim, dizendo: “Tomé, tenho desejo de ser missionário, conhecer o mundo e novas pessoas”, fico muito triste quando recebo esse tipo de mensagens carregadas de uma visão humana e distorcida sobre o que é viver a missão. Essa é a realidade de muitos hoje, e, sobretudo jovens,  que pensam que o objetivo de missão é conhecer África, Ásia, Europa, ao invés de: salvar, aliviar a dor dos que sofrem ajudar um casamento que está para terminar, ajudar alguém que esteja lutando contra as drogas, alcoolismo, etc. 
Bolo Surpresa de meu Aniversário, IASD Tarilândia/2016
 E para entendermos o que missão significa, devemos recorrer a Bíblia, pois nela, nós encontramos a visão do maior missionário da historia, Jesus Cristo(ler os evangelhos). Segundo Jesus, missão é levar esperança para quem não têm, amor a quem não é amado, saúde aos que sofrem, alegria aos que choram e acima de tudo, apresentar Cristo para todos,como o Caminho a Verdade e Vida, como também falar de um mundo melhor para onde irão os que amam o Senhor (ver: João 14:1-5; Apocalipse 21:1-4; Apocalipse 22).

Voltando a pergunta inicial, vale mesmo apenas ser missionário? Até aqui, eu responderia que sim, porém, também diria  que depende da visão que você tem sobre missão. 

Se você pretende ser missionário só para conhecer novos lugares ou culturas, não vale apenas ser um, mas se você quer e pretende através dessa atividade ser um instrumento de Deus para aliviar a dor do próximo, eu diria que vale muito a pena.
Minha Classe Bíblica em 2016
Quando você se torna um missionário e sai (lembrando que missão não é só servir em país estrangeiro, você pode servir em teu próprio pais de origem)para servir nalgum lugar, você começa entender que nessa atividade nem tudo é um mar de rosas! Porque, depois a saudade bate, os problemas chegam você é mal compreendido por aqueles que você deseja alcançar, a namorada e os teus pais reclamam de que você está muito longe e que sempre choram de saudade. Há momentos  em que você pensa que estás em casa com a família, mas quando você abre os olhos, descobre que tudo não passou de um sonho durante o sono! Sem falar, que vais ter que se habituar a novo  idioma, ou fazer modificação do teu, caso você já fale o idioma local. Tudo isso é difícil de mais.

Ao chegar ao Brasil, achei que como meu país já fala português, seria fácil me comunicar, mas para minha surpresa, percebi que com meu português seria quase impossível me comunicar sem que ferisse as pessoas com alguns termos que são inofensivos em Angola. Lembro ainda do dia em que chamei uma irmã de igreja de RAPARIGA! Vocês já devem saber no que deu né?
Rapariga em Angola significa,: moça ou mulher bonita.

Quanto a alimentação, muitas delas não farão sentido para você. Por exemplo, foi uma guerra para mim, aprender a gostar da Jaca, quando cheguei à Pernambuco. Agora, sobre ao Jambo, ainda continuo achando que tem sabor de Isopor,rsrs...não gosto! Me perdoe se for tua fruta preferida.

Em contrapartida, é bom, sentir o calor, e abraços de pessoas, que se tornam uma família para quem está longe da pátria. É legal poder ensinar brincadeiras às crianças, e com elas aprender coisas novas. E o mais importante mesmo da missão, é ver famílias e pessoas restauradas, ou ouvir alguém dizendo: “Missionário, obrigado porque você trouxe paz para minha vida, hoje sou feliz!”.
Ao viver essa experiência, não tenho como não admitir que: vale apenas ser um servo de Deus envolvido com a missão de salvar e ajudar o próximo!






2 comentários:

  1. Amém! ... DEUS, seja louvado pelo teu projecto missionário!... Faço votos que o Espírito Santo, o cossole sempre irmão mossionário Tomé! ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amém. Que Deus também te conceda muita garra e força.E apareça sempre por aqui no Blogueeee!

      Eliminar