Menu

Posts Destaques

04 maio, 2017

RESENHA-Adventismo


Titulo: Adventismo
Titulo original: William Miller and the Rise of Adventism
Autor: George Knight
Tradução: Marcelo Costa Dias
Editora: CPB
Páginas: 384
Ano: 2015


Sinopse:
Quarta-feira, 23 de outubro de 1844 
Era para ser o primeiro dia no Céu. Em vez disso, os crentes adventistas ainda estavam na Terra, absortos, em estado de choque e tristeza - motivo de chacota para um mundo incrédulo.
Eles acreditavam que, de acordo com as profecias, Jesus voltaria em 22 de outubro. Ele não voltou. "Será que a Bíblia está errada?", questionou Hiram Edson, expressando a pergunta que assombrava o rebanho ferido. "Não há Deus, Céu, cidade dourada ou paraíso? Tudo são fábulas engenhosamente inventadas?"
Neste livro, George Knight reconta a história do grande desapontamento e investiga a dinâmica vital que tornou o Movimento Milerita um marco histórico para o cristianismo.
Após 170 anos, Jesus ainda não voltou. Depois de analisar os eventos de maneira detalhada, George Knight leva o leitor a refletir em algumas perguntas importantes: O que dizer da certeza do advento? O que pensar do compromisso absoluto com a mensagem e da expectativa gloriosa dos primeiros adventistas? Como manter viva a chama desse movimento? Em que reside a relevância de sua mensagem e missão?
George Knight, é professor emérito da Universidade Andrews, é especialista em história do adventismo e autor de vários livros, alguns deles foram publicados pela CPB. Entre eles, A Mensagem de 1888, Em Busca da Identidade e a meditação matinal de 2015 Para Não Esquecer. Todos estes livros eu li,e provavelmente estarei trazendo as respectivas resenhas.
Então, esse livro foi o que eu mais ansiava ler já desde o ano passado. Foi então que neste ano de 2017 tive a oportunidade de pedir ele emprestado da biblioteca de meu pastor. 
Bem, a obra é de conteúdo histórico. Nela, o autor apresenta aos leitores de maneira bem detalhada a origem e o impacto do movimento milerita, que teve inicio com o estudioso Guilherme Miller lá na terra do Tio Sam. Knight, também faz uma exposição detalhada do sucesso do milerismo bem como seus conflitos internos, e apresenta a relação disso tudo com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Basta também dizer que o livro não fala propriamente do surgimento da IASD em 1863, por outro lado, a outra é uma exposição do surgimento do Milerismo, ou seja, fala dos adventistas mileritas.

O autor é conhecido no meio adventista como o historiador da polêmica,pois ao apresentar a biografia de algum pioneiro da IASD,ele expõe não só o lado bom das pessoas ,mas sim, também os defeitos de cada personagem, o que às vezes deixa alguns inquietos. Em seu livro Mitos do Adventismo, lançado em 1985, na introdução ele diz: “Muito do que tem passado por biografia é hagiografia (escrito dos santos)...não são historias de pessoas reais que precisavam desesperadamente de Jesus como seu Salvador depois de se tornarem cristão.” Esta maneira dele expor a historia adventista é bem visível também na obra em questão.

Por exemplo, falando de Miller no capitulo 2 , Knight declara: 
“Um improvável candidato a se tornar pregador. Essa seria uma avaliação que fariam aqueles que conheciam Miller desde sua juventude” (Pág.24)

“Naquela época, Miller estava por certo mais interessado em zombar dos pregadores do que em imitá-los” (Pág.25)
Quanto a Josué Himes o homem que revolucionou o Milerismo através de publicações fazendo que mais pessoas conhecessem a mensagem da volta de cristo, é descrito pelo autor como um homem de personalidade colérica, alguém que queria e fazia sempre as coisas girarem em torno de si. A obra está organizada em 3 partes e 15 capítulos. A primeira parte apresenta o contexto vivido nos anos de 1800, e trás uma análise do perfil de Miller,sua experiência com o exercito, deísmo e bem como a maçonaria, onde segundo autor, Miller atingira o grau mais alto da época.As suas pesquisas, resultados e o aparecimento de mais missionários do Milênio,tal com Josué Himes,também estão nessa sessão.

A parte 2, fala de tudo que aconteceu ao chegarem no ano do fim , bem como o desapontamento. Já a ultima parte, expõe as reações pós desapontamento e as rachas que ocorreram nessa época, e o surgimento de Ellen e Tiago White, José Bates e a IASD. Há ainda nesta secção, uma análise da IASD hoje. George Knight aproveita para fazer uma reflexão sobre a IASD, para ver se ela ainda continua seguindo os mesmos passos dos pioneiros e se ainda continua focada na missão de preparar pessoas para o encontro com Cristo a quando de sua segunda vinda!

Para quem quer saber mais sobre o Milerismo, essa é a obra certa! Leitura maravilhosa. Esse é aquele tipo de livro de historia cheio de detalhes ,mas que ao mesmo tempo dá prazer em ler.
Minha Nota:





Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário